quinta-feira, 22 de outubro de 2009

APRENDA A ORGANIZAR UM SHOW




O produtor cultural Alê Barreto lançou dia 25 de outubro de 2007 na internet o livro “Aprenda a Organizar Um Show”. Trata-se da primeira publicação no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows musicais voltada para músicos e produtores iniciantes e têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da cultura.

O conteúdo está sendo distribuído em fascículos através do site colaborativo www.overmundo.com.br, escolhido pelo fato de ser um canal de expressão criado para dar visibilidade à diversidade da produção cultural brasileira.
“Aprenda a Organizar um Show” trata em linguagem direta e acessível temas como perfil do produtor executivo, definição da data e do local do show, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais, credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro do projeto, entre outros.

A edição e revisão do projeto é do jornalista e músico Rodrigo dMart. O livro traz ilustrações de Yara Baungarten. Uma versão impressa será lançada em 2008. Alê Barreto prepara um curso mais detalhado a partir do livro.

O conceito
O projeto surgiu da percepção de que um novo mercado cultural está se estruturando no país e que necessita conteúdo voltado para educação dos agentes culturais que atuam neste novo ambiente.
Segundo o autor, a iniciativa “contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da música”, auxilia “produtores e músicos iniciantes, escolas e ONGs que atuem com projetos de democratização cultural” e abre possibilidade que instituições, secretarias, escolas e faculdades utilizem o livro para a “capacitação de agentes culturais”. Direito à Informação O livro “Aprenda a Organizar um Show” está publicado através da licença Creative Commons que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas da publicação, com uso não-comercial, e compartilhadas pela mesma licença.

Primeiras impressões sobre o livro "(...) primeiro gostaria de parabenizar pelo projeto; segundo pela oportunidade que está dando a várias pessoas disponibilizando esse material na internet. Faço curso de eventos e encontrar livros sobre isso pode-se dizer que é quase impossível. Todos os alunos de minha turma estão vendo seu material e estão gostando muito. Parabéns e muito sucesso".
(Silvia, produtora de eventos, Curitiba/PR, 27/02/2008)
"A literatura sobre o assunto ainda é bem modesta no Brasil, principalmente um livro que descreve objetivamente como produzir um show musical com qualidade. Acompanho o blog de Alê Barreto há algum tempo e resolvi usar a base de seus ensinamentos no curso de Produção Musical na FAAM/SP (Faculdade de Artes Alcântara Machado). O resultado junto aos alunos é bem promissor. Recomendo a todos que tenham interesse na área." (Marcos Fávero, professor de Produção Musical na Faculdade de Artes Alcântara Machado, São Paulo/SP, 26/02/2008) "Muito interessante a idéia da sua publicação sobre produção... já tinha conhecimento, pois sou pesquisador dessa área aqui da UFBA, mas não tinha ligado nome à pessoa, que já conhecia do mercado cultural! Parabéns"!(Leonardo Figueiredo Costa, doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 18/02/2008) "Sabe como produzir um show indie? O Alê Barreto da Independência, ex-empresário da Pata de Elefante, sabe. E escreveu um livro virtual sobre isso no ano passado. Aprenda a Organizar Um Show deu início à coleção Produtor Cultural Independente, que está disponível em fascículos para download gratuito no Overmundo". (Danilo Fantinel, jornalista, blog "Volume" do portal ClicRBS, Porto Alegre/RS, 03/02/2008)
"(...) o projeto, o livro da Organização de um Show é bárbaro. Difícil alguém partilhar tão grande trabalho.abçs".
(Cíntia Thomé, jornalista, assessora de imprensa, relações públicas, especialista em assuntos da Arte Brasileira, São Paulo/SP, 18/01/2008)

Baixe os fascículos gratuitamente
Desde outubro de 2007 foram feitos 17.321 downloads dos fascículos do livro publicados no site
www.overmundo.com.br
Fascículo 01 - "Fazer a produção", que bicho é esse? Faça download
Fascículo 02 - As Etapas de um Show Faça download
Fascículo 03 - Quando Faça download
Fascículo 04 - Onde Faça download
Fascículo 05 - Conhecendo o local Faça download
Fascículo 06 - Cronograma de Atividades Faça download
Fascículo 07 - A equipe Faça download
Fascículo 08 - Necessidades de Produção: músicos e técnicos Faça download
Fascículo 09 - Necessidades de Produção: infra-estrutura Faça download
Fascículo 10 - Necessidades de Produção: equipe de produção Faça download
Fascículo 11 - Solicitações, autorizações e contratos Faça download
Fascículo 12 - Direitos Autorais Faça download
Fascículo 13 - Divulgação Faça download
Fascículo 14 - Custos e Sustentabilidade Faça download
Fascículo 15: Sala de Produção Faça download
Fascículo 16: Montagem de Palco e Cenário Faça download
Fascículo 17: Montagem do Som e da Luz Faça download
Fascículo 18: Montagem de Camarim Faça download
Fascículo 19: Receptivo e Acompanhamento Faça download
Fascículo 20: Credenciamento e cortesias Faça download
Fascículo 21: Bilheteria Faça download
Fascículo 22: Passagem de Som Faça download
Fascículo 23: A Cobertura do Show Faça download
Fascículo 24: Segurança Faça download
Fascículo 25: O show vai começar! Faça download
Fascículo 26: Desmontagem do show – parte 1 Faça download
Fascículo 27: Desmontagem do show – parte 2 Faça download
Fascículo 28: Concluindo Faça download
Participe de nosso cadastro

Receba em breve notícias sobre produção cultural. Envie seu e-mail e nome completo para
alebarreto_capta@yahoo.com.br
Equipe do Projeto
Alê Barreto, autor do texto, é administrador cultural, bacharel em administração de empresas com ênfase em marketing (UFRGS). Atuou na produção executiva de shows, festivais e projetos musicais como Claro que é Rock, Ibest Rock, Acústico MTV Bandas Gaúchas e vários artistas da nova cena musical independente brasileira.
Contato: 51-9215-7970 Porto Alegre/RS
Rodrigo DMart - editor e revisor
Jornalista, escritor e músico. É formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Toca bateria desde os 13 anos. Rabisca contos, poemas e bugigangas desde a mesma idade.
Desde 1995, integra a banda Doidivanas, na qual desenvolve uma pesquisa da fusão entre o rock e elementos da música regional do pampa.
É editor na Televisão Educativa do Rio Grande do Sul (TVErs).
Curte HQs, cinema, literatura, música (muita música!), artes visuais, fotografia, cerveja, churrasco, jogar general e caldobol.


Também curte João Simões Lopes Neto, Monteiro Lobato, Marcos Rey, Júlio Verne, Umberto Eco, José Saramago, Italo Calvino, Charles Bukowski, Neil Gaiman, Alan Moore, Frank Miller, Bill Sienkiewicz, Kent Williams, Will Eisner, Lourenço Mutarelli, Stephen King, Tim Burton, Win Wenders, Stanley Kubrick, David Lynch, Quentin Tarantino, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Vitor Ramil, Edu daMatta, Angelo Primon, Almôndegas, Chico Science e Nação Zumbi, Manu Chao, Living Colour, Faith No More, Lou Reed, Danny Elfman, Ennio Morricone, U2, Talking Heads, Beck, PJ Harvey e outras gentes bacanas.
Yara Baungarten - Ilustradora
Jornalista e artista visual.


Formada em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área do jornalismo cultural. Cursa a Pós-Graduação em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital, na FEEVALE.
Como artista visual é fotógrafa, gravadora e vídeo-artista. Desde 2002, desenvolve o projeto “Fotoneco”, de fotografia de Teatro de Bonecos, fazendo exposições itinerantes nas mostras mais importantes do gênero no Rio Grande do Sul. É também fotógrafa de espetáculos e shows musicais, além de ter experiência como fotografia still para o cinema.


Em 2007, participou da performance pública “Faço Arte Vendo Arte”. A vídeo-arte desta atuação foi exibida no III Visor, da FEEVALE e no Festival do Livre Olhar (Flõ 2007).
Seu mais recente trabalho é a série de monotipias “Quadrados
do Espírito”, que ilustra esta publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário